Paixão pela Moda

Trajes conforme os convites

Traje Esporte

É o evento mais simples e informal que existe, mas exige alguma preocupação com a produção. Não há regras rígidas quanto aos tecidos ou modelagens. Vale vestidos, estampas, sarja, algodão etc..

Porém, é recomendado um certo bom senso. Deixe os shorts e calças na moda destroyed no armário também. Chinelo também não vale!

Ocasiões: Almoços, exposições, eventos informais ao ar livre etc.

 

Traje Passeio, esporte fino ou tenue de ville

Exige uma produção bem mais elaborada que o anterior. O cocktail dress é o mais recomendado, mas a dupla, saia e blusa, se forem de tecidos mais nobres, também vale.

Eventos durante o dia, pedem bolsas médias (menores que no traje esporte). Se o evento for após as 18h, invista em bolsas bem pequenas, do tipo clutch, e sapatos de salto.

Ocasiões: Teatro, Almoços um pouco mais formais, vernissages, exposições, jantares informais.

 

Passeio completo, social ou tenue de ville

É um traje muito formal e fica atrás apenas do black tie e gala em nível de formalidade.

As senhoras podem usar tailleurs, conjuntos de saia ou calça e blazer com tecidos mais sofisticados. Os vestidos podem ser longos ou longuetes de tecidos luxuosos e finos com bordados, transparências, decotes, alças e fendas, mas sem exagero, para não se confundir com um traje black tie. Jóias ou bijuterias que pareçam jóias.

Ocasiões: casamentos, formaturas, jantares formais, grandes comemorações, coquetéis formais, espetáculos teatrais e óperas

 

Traje Black Tie , tenue de soirée, rigor ou gala

Para as mulheres é praticamente o mesmo dress code do passeio completo, porém, as peças devem ser mais trabalhadas e dramáticas. Deve-se usar tecidos nobres, sedas, bordados etc. Os sapatos devem ser de saltos finos; as bolsas bem pequenas; a maquiagem e os penteados mais elaborados.

Os acessórios, devem ser jóias ou semijóias que imitem jóias poderosas.

Apesar de o longo não ser mais obrigatório, no caso de madrinhas de casamento e formandas, ele é imprescindível.

Ocasiões: casamentos mais formais e premiações de cinema.